Quem Somos

A Agenda Urbana do Clima é uma iniciativa que traça diretrizes mínimas para a ação climática no contexto urbano, baseadas nos pilares de saúde, emprego e mobilidade.

 

Idealizada por organizações da sociedade civil e outras instituições, a agenda é fruto de um  processo colaborativo e coletivo, a partir da reunião de um grupo heterogêneo e presente em iniciativas por todo o território nacional. 

 

A partir de experiências e expertises na atuação com atores governamentais e não governamentais, as organizações envolvidas na elaboração ou apoiadoras da agenda urbana do clima reconhecem o papel central da cidades para aumentar a ambição climática.

 

Acreditamos ser imperativo reduzir emissões e fortalecer a resiliência e adaptar as cidades brasileiras às mudanças do clima, promovendo um desenvolvimento urbano de baixo carbono com justiça social. A tarefa de autoridades e gestores públicos deve ser compartilhada com a sociedade civil, a academia, o setor privado e todos os segmentos sociais.

 

Clique aqui para ler a carta pública na íntegra

Ações

Conheça as 10 ações prioritárias para uma agenda urbana do clima.

Organizações

Nós, organizações da sociedade civil e outras instituições signatárias, manifestamos nosso  comprometimento em trabalhar em colaboração com o poder público e com outras organizações pela melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem nas cidades brasileiras. Convidamos outras organizações e atores subnacionais a aderirem, apoiarem e divulgarem esse conjunto de ações.

1.png
novo1.png
3.png
4.png
5.png
6.png
7.png
8.png
9.png
novo2.png
10.png
11.png
12.png
novo3.png
13.png
14.png
15.png
16.png
17.png
18.png
19.png
20.png
21.png
22.png